quinta-feira, 15 de março de 2018

Moda - Mesopotâmia

A Mesopotâmia, onde viveram os sumérios, assírios e babilônios, encontrava-se entre os rios Tigre e Eufrates, sendo assim suas terras eram férteis e boas para a agricultura. Nesse período foram descobertas as fibras vegetais e animais, sendo as mais utilizadas lã, linho e algodão.

Os principais legados deixados pelos mesopotâmicos foram a escrita suméria, código de Hamurabi, calendário babilônico, astronomia, mitologia e a arquitetura.

Nessa época a sociedade já era dividida em classes, sendo no topo da pirâmide o Rei e sacerdotes, seguidos pelos nobres e por fim os trabalhadores e escravos. E essa divisão estava presente nas vestimentas.

Os sumerianos usavam um saiote de pele chamado Kaunakés, a cor era natural, caracterizado pelos tufos de lã visíveis externamente nas peças, distribuídos como babados, dando aparência de uma roupa espiralada, sendo que o dos indivíduos de classe social mais elevada eram bordados e adornados com peles de animais e as classes inferiores andavam praticamente nuas.



Os homens usavam seus kanaukés um pouco mais curtos e algumas vezes com o torso nu, já as mulheres vestiam trajes longos e cobriam o colo.

Mulheres e homens podiam ter cabelos longos e cacheá-los com pinças quentes, técnica que os homens também usavam nas barbas. E os acessórios, como brincos, pulseiras e braceletes indicavam a posição do usuário, as joias faziam uma reverência aos seus mitos e deuses. O uso de adornos na cabeça não era tão comum, com exceção da coroa  e de uma especie de gorro, usado pelos homens.
A infantaria pesada e a cavalaria usavam roupas a principio de couro, e mais tarde, cobertas com placas de metal.



O domínio de uma civilização sobre a outra levaram a fusão de trajes e costumes. Os babilônios usavam túnicas (kaunace) e mantos (kandys) coloridos e drapeados, os homens usavam com o ombro a mostra, e as túnicas mais elegantes eram enfeitadas com joias e franjas. As mulheres também usavam kaunace longos e drapeados, joias, cabelos curtos e soltos com enfeites e amarrações, mas quando saiam de casa eram obrigadas a usar véu para cobrir a cabeça.




Os assírios eram um povo guerreiro e militarizado, sua economia era baseada em saques, impostos pagos pelos povos conquistados e comércio. As vestimentas eram compostas por sobreposições de túnicas drapeadas com mangas curtas, que cobriam o corpo do pescoço ao joelho, sendo presas na cintura por um cinto. Os ricos usavam uma capa de lã ou linho, quanto mais roupa e tecido maior era o poder do individuo. As roupas eram coloridas em tons de azul, vermelho, branco e purpura (usada pelos ricos). Quando não estavam descalços, usavam sandálias presas por tiras que passavam sobre os pés e ao redor do dedão, com salto triangular. Os cabelos e barbas também eram  cacheados e adornados com fios de ouro.

As vestimentas foram adaptadas para a moda contemporânea.








Nenhum comentário:

Postar um comentário