quarta-feira, 7 de março de 2018

Moda - Pré História

Como tudo começou...

No período Paleolítico (ou Idade da Pedra Antiga) os primeiros seres humanos eram nômades, não viviam em lugares fixos e sustentavam-se da caça e pesca. Na conhecida Era do Gelo, período de diminuição de temperaturas, o homem passou a se esconder em cavernas e a usar as peles dos animais, que matavam para se alimentar, para se proteger do frio. Além da função de proteção, as peles também eram usadas para o homem se exibir, o melhores caçadores usavam as melhores peles, e pelas crenças em proteções mágicas, acreditavam que adquiriam a força, agilidade e bravura dos animais capturados. Mas alguns problemas tinham que ser resolvidos, pois elas não cobriam todo o corpo e como não eram maleáveis limitavam alguns movimentos.


Após o fim da Era Glacial os homens mudaram-se das cavernas para planícies ocupadas por renas, passando a usar as peles desses animais também, e em regiões mais quentes eles usavam um retângulo envolto ao corpo, de folhas e fibras das cascas de árvores. Com o passar do tempo algumas técnicas tiveram que ser desenvolvidas, pois as peles eram muito duras e pesadas, então começaram a curti-las em ácido tânico e fabricaram agulhas, feitas de marfim e ossos, possibilitando a prática de corte e costura. 

No período Neolítico os humanos descobriram a agricultura e passaram a viver em um único lugar, começaram a domesticar bois, cavalos e ovelhas, conseguindo assim trocar a pele de animais selvagens por lã. E com o cultivo do linho começaram a fabricar tecidos com as técnicas de tecelagem, de forma artesanal e primitiva

E na Idade do Bronze, começaram a produção de materiais feitos de cobre e estanho, e além dos armamentos, produziam acessórios para as vestimentas.



As vestimentas eram ornamentadas com franjas, conchas, pedras coloridas, sementes, garras, dentes entre outros adornos. E tudo isso foi adaptado ao mundo moderno, onde as peles usadas não são de animais e sim de pelos e couro fake e os tecidos recebem estampas que remetem as pelagens dos bichos, o conhecido "animal print". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário