sexta-feira, 30 de março de 2018

Moda - Creta

Creta é a maior ilha situada no mar mediterrâneo e que teve o apogeu de sua cultura entre 1750 a.C e 1400 a.C. Muito influenciou em sua época, inclusive a própria cultura grega.


No que diz respeito à indumentária local à época de seu apogeu, havia uma distinção marcante entre as vestes masculinas e femininas.
Os homens usavam uma espécie simplificadas de tangas presas com cintos marcando a cintura e geralmente deixavam o torso nu, eram feitas de linho, lã ou couro. Eles usavam os cabelos e até barba grandes, eram plissados e ficavam cacheados.


As mulheres apresentavam uma elaboração maior. Usavam saias longas em formato de sino, afuniladas na cintura e com diversos babados sobrepostos, uma espécie de avental na frente e nas costas, as mulheres de classe baixa não usavam. Na parte superior usavam um tipo de blusa presa nos ombros de mangas curtas deixando os seios a mostra. Os seios eram associados à fartura e fertilidade. Também eram comuns chapéus com animais, cada qual tendo seu significado. A cobra, por exemplo, era símbolo de poder.

Tanto homens quanto mulheres tinham o hábito de afunilar a cintura por meio do uso de cintos desde a infância e ambos usavam longos cabelos cacheados. Como adorno, era comum o uso de chapéus e turbantes e as jóias eram muito ricas (foram encontradas muitas jóias em suas tumbas). Para os dias quentes usavam sandálias e no inverno “botas”. Os cretenses tinham paixão pelas cores fortes como o vermelho,o amarelo,o azul e o roxo.
Na moda atual:




Nenhum comentário:

Postar um comentário