A indumentária grega foi muito peculiar, com muitos drapeados elaborados e marcantes, eles se preocupavam muitos com os valores estéticos das roupas. O quíton, um retângulo de tecido, era uma túnica de linho (no verão) ou lã (no inverno), presa nos ombros por broches ou alfinetes e na cintura por um cinto ou cordão. Eram usadas por ambos os sexos, sendo o dos homens longos, em cerimonias, e curtos, no dia a dia, e o das mulheres sempre longos. As peças mantinham a cor natural na maioria das vezes, ou eram coloridas, sendo no teatro obrigatório o uso de branco. Diferentes formas de amarrar os cintos e drapear os tecidos deram origem a um número considerável de estilos. O corpo era coberto sem ser apertado.
Com relação aos trajes complementares, usavam os mantos. Os masculinos eram dois, aclâmide, mais curta, feita de lã grossa e considerada a capa militar; o outro eram o himation,uma roupa civil, mais ampla e especialmente usado em dias mais frios. Já o manto feminino era chamado de peplo e era bem mais longo, chegando até os pés.
A vestimenta feminina era ligeiramente diferente com o uso dos cordões e correntes na altura da cintura como decoração e eram bastante decotadas. Usavam também uma roupa complementar, o PHAROS( vestido jônico) e como proteção contra o frio o HIMATION cobrindo o corpo todo. Os filósofos gregos usavam-no como traje básico. Os ornamentos eram colocados ou pintados diretamente nas roupas.
As jóias também faziam parte dos adornos das gregas, sendo braceletes, colares, brincos, anéis, alfinetes, broches e até mesmo diademas complementos para suas roupas, porém o uso era restrito apenas às famílias mais ricas.
O hábito de andar descalço entre os gregos não era demérito algum, mesmo quando do apogeu de sua civilização e, dentro de casa, sempre andavam dessa forma. Quando usavam calçados no dia a dia, eram sandálias presas por tiras amarradas aos pés e às pernas.
Homens e mulheres usavam perfumes feitos a base de flores e ervas. A vaidade e a beleza faziam parte do cotidiano de ambos os sexos.
Diferentes penteados, com destaque para os cabelos encaracolados e arranjos feitos com ceras e loções. Mulheres mantinham os cabelos longos adornados com presilhas de metal ou fitas coloridas. Os homens mantinham cortes curtos e cultivavam a barbas e o bigodes se não fossem do exército.
Com o passar do tempo, a indumentária grega foi se tornando luxuosa e ostensiva chegando mesmo a excessos, o que não foi característica de suas roupas no período de prosperidade maior de sua cultura.
De fato na Grécia, é mito na história que só se usavam cores brancas ou naturais. Eles usavam sim muitas cores, estampas e muito adorno.
Na moda atual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário