quarta-feira, 11 de abril de 2018

Moda - Idade Média: Povos Barbáros

Em 476 d.c houve a queda do império romano pelos povos bárbaros marco que levou ao fim da Idade Antiga e inicio da Idade Média. Para os romanos, bárbaros eram todos que que viviam além das fronteiras d império e não tinham costumes romanos.

Os principais povos bárbaros eram os:
Germanos - habitavam a Europa Ocidental (francos, visogodos, ostragodos, vândalos, anglos, saxões, entre outros).
Eslavos - provenientes da Europa Oriental e da Ásia (russos, poloneses, checos, croatas, sérvios, bósnios).
Tártaro - mongóis - eram de origem asiática (hunos, alanos, húngaros, búlgaros e os turcos).


Eles organizavam-se em aldeias rurais, com habitações rústicas feitas de barro e galhos de árvores. Praticavam o cultivo de cereais, criavam gado e se dedicavam ás guerras como forma de saquear riquezas e alimentos. Acreditavam na vida após a morte e eram politeístas, acreditavam em vários deuses representantes das forças da natureza.

Os que habitavam o norte e leste da Europa moravam em condições climáticas bem desfavoráveis, com temperaturas bem amenas. A lã, linho, cânhamo e algodão eram utilizados para criar túnicas, mantos e ''calças''.


As túnicas masculinas podiam ser mais curtas, feitas de couro ou tecido, e usavam calções curtos chamados de braies; ou calças longas atadas ás pernas por tecidos abaixo dos joelhos. Essas calças eram presas por cinto que envolvia o corpo por passantes, cumprindo uma dupla função protetora contra o frio e o atrito da locomoção em animais. Por cima, usavam um manto de couro ou pele, presos ao corpo por broches ou alfinetes. Calçados fechados ou sandálias de couro atadas por correias eram utilizados por ambos os sexos.



Já as mulheres vestiam-se com túnicas longas presas por broches e atadas ao corpo por cintos, sobre a túnica usavam um xale e por baixo uma camisa geralmente de linho com abertura frontal até o peito. Homens e mulheres tinham cabelos longos e usavam toucas para se protegerem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário