sábado, 31 de março de 2018

Moda - Roma

Roma foi fundada em 753 a.C., era uma aldeia em posição estratégica, situada na colina do Palatino, na margem do rio Tibre, cerca de 25 km do mar.



As mulheres romanas tinham uma vida com semelhanças das culturas anteriores. Os casamentos eram arranjados, uma regra romana normal era que jovens de 12 anos se casassem. Passavam seus dias em ocupações domésticas. Havia restrições em relação á liberdade das romana, o chefe da família tinha poder absoluto sobre a mulher e seus filhos (inclusive vender filhos como escravos, e controlar negócios quando estivessem na fase adulta). As mulheres das classes mais altas não saíam sozinhas e sempre eram acompanhadas por seus escravos. Não podiam trabalhar na vida pública,. Não eram fiadoras de seus maridos, e caso ele falisse, o patrimônio de sua família seriam preservados. Sabiam ler e tinham várias ciências de interesse: filosofia, astrologia e matemática.

O estilo de vida dos romanos é advindo das classes altas, pois os menos favorecidos não sabiam escrever. No seu auge de império sua indumentária influenciou os povos da Hispânia, Bretanha e Germânia. No entanto, a indumentária romana, foi influenciada pelas vestes usadas pelos etruscos e gregos.



Os tecidos e as cores diferenciavam o vestuário feminino do masculino; Usavam materiais leves como algodão, e seda indianos, em uma variedade de cores: azul, amarelo e vermelho, verde-água e rosa; A base do guarda-roupa era a stola (estola), mais largo que uma túnica, era um peça na altura dos tornozelos e de mangas compridas, era presa por broches. 

A stola era ajustada em dois pontos: abaixo do busto ou na altura dos quadris, podendo ter bordados com fios de ouro; Usavam um manto de formato retangular denominado pella, que poderia ter ou não um capuz; Usavam jóias: anéis, brincos e colares em ouro, chumbo, cobre, prata e outros metais.

A peça característica masculina foi a toga, que faz correspondência ao himation grego, sendo uma evolução da tebenna etrusca; A toga era usada sobre a túnica, e quanto mais volumosa ela fosse mais prestígio e status social demonstrava; existiam vários modelos de togas com cores e hierarquias; Tinha o formato semicircular; Pessoas simples usavam somente a túnica; Nas batalhas usavam uma túnica curta, saiote e couraça (escudo de metal no formato do peito para proteger o tórax e nos pés a calligae, uma bota fechada.



Na moda atual:







Nenhum comentário:

Postar um comentário